- Área: 780 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Enrique Macías
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Cidade do México, a Casa P está construída como um único traço linear de paredes de concreto que conformam a silhueta da casa. Dois volumes do mesmo material são cobertos por uma pele externa e se entrelaçam abraçando a natureza que os rodeia criando um pátio central e um pórtico para paisagem.
Uma parede curva nos conduz através do acesso e nos revela as primeiras vistas da casa nas quais diferentes planos se intersectam; primeiro surge o pátio para depois o jardim ser exposto.
As paredes interiores, como as cortinas de concreto, deslizam-se para deixar que a luz entre no interior e ao mesmo tempo para mostrar as vistas do exterior, nos conduzindo através da casa. No primeiro volume de concreto, no térreo, encontram-se os espaços públicos: a sala, a copa e a sala de jogos, todos abertos para as vistas do noroeste e conectados com o jardim e o terraço. Este volume, em seu primeiro pavimento, contém as áreas de uso privado: dois dormitórios que giram para a vista e a luz do leste e um terceiro que se abre ao jardim para a vida de uma área arborizada.
Situada numa zona arborizada, a silhueta criada pelas paredes de concreto produzem um efeito de fusão entre o espaço interior e exterior.
A casa desenvolve uma relação dinâmica entre planos sólidos e transparentes, os quais permitem que as vistas se cruzem por toda a casa, tendo sempre o pátio central como um núcleo protegido pelo movimento de suas paredes de concreto.